A Oposição Unificada é um movimento apartidário constituído por servidores públicos dos mais diversos setores do funcionalismo de São Bernardo do Campo que não compactuam com o autoritarismo, o burocratismo e o atrelamento partidário e governista do nosso sindicato. Defendemos que sindicato seja um instrumento de luta em defesa dos servidores, independente dos governos de plantão. que seja plural, democrático e classista.
Jamais pautamos nossas ações pela disputa eleitoral para a direção do sindicato, muito embora compreendemos mais do que nunca que se fazem necessárias e urgentes mudanças na direção para que possamos tirar o sindicato do controle governista e retomá-lo para o controle dos servidores públicos.
A Oposição Unificada sempre atuou com coerência buscando a unidade dos servidores, fazendo o debate e cobrando da direção transparência e as ações necessárias em defesa da categoria. Desde o primeiro momento ajudamos a construir a greve, e deixamos claro que unidade de ação não significa unidade de pensamento, nem abrir mão de reflexões e posicionamentos críticos, afinal, se tivéssemos concordância com todas as práticas e posicionamentos da direção sindical não precisaríamos ser oposição.
O fortalecimento do sindicato ocorre à medida que as opiniões contrárias e os posicionamentos divergentes são acolhidos e respeitados. O enfraquecimento ocorre quando se tenta impor pensamentos únicos e posicionamentos unilaterais, quando se tenta coibir a participação democrática e não se fomenta e não se valoriza o debate crítico, reflexivo e quando as opiniões divergentes são reprimidas.
Ao defendermos que todas as opiniões sejam manifestadas e respeitadas, não nos referimos exclusivamente às opiniões e posicionamentos da Oposição Unificada, e sim reivindicamos a liberdade de expressão de todos os servidores públicos, muitos dos quais foram impedidos de manifestarem suas opiniões nos microfones.
(…)
Veja mais em: