Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer. E eu sou essa gente que se dói inteira, porque não vive só na superfície das coisas.
[Raquel de Queiroz]
Blog
Domingo Deserto
DOMINGO
comum, sem gritos ressoantes
aguardo o novo dia
que de tão esperado
já envelheceu
não é noite, não é dia
é tarde
tarde demais para ficar esperando
tarde demais para estar distante
e fingir-se ao lado
e fingir-se desperto
e fingir-se tão cheio
quando o coração - incerto - está
DESERTO.
[M.S]
Existir
“de trauma em trauma vai-se desentendendo cada vez mais o sentido da existência” [@estaf1]
Metade
“Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio
Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade”
[Oswaldo Montenegro]
Há de Ser
(Uma menina sumiu
de sua casa
fugiu
- ninguém mais a viu?)
Enquanto espero a chegada em incerta hora
lembro dos que já foram embora
lembro do que eu antes era
vejo o que sou agora
- lembro de você.
Esta é sim uma sucessão de ideias
e imagens desfiguradas
e sons dissonantes
e gostos deturpados
e impressões casuais.
(Ela só tinha 14 anos
quando se entregou
àquela vida
àquela venda
indiscriminada
E aí, então, você chega e acha normal:
"O mundo é isso agora
como antes fora
e há de ser
- você vai ver..."
E eu, ainda impressionado
sinto-me mesmo culpado
pelo que não fiz
justamente por nada fazer
- me calar, não combater...
"Mas ela diz que gosta dessa vida fácil
tão desconexa mas tanto vício
assim não é tão difícil
melhor passar o dia, esquecer
e não tentar entender".
Ela ainda tinha o brilho nos olhos
a alma insípida
o corpo inodoro
quando se deixou levar
numa noite como essa.
Ela também sonhava
ela sabia sonhar!
agora vive um pesadelo
verdadeiro
- subvida... perdida.
"Mas ela diz que tem joias
tem ouro, tem colares
e que não dorme
porque não sonha
e não sonha porque cresceu".
Apesar de tudo, não consigo compreender)
Porque lhe amo
é que vou estar
aqui tão longe
aqui tão perto
da solidão.
Porque não lhe odeio
é que fica complexo
esquecer você
compreender o porquê
quero lhe ver.
[M.S. - Setembro /1998]
Imagem em destaque: Obra de Suzane Valadon, extraída de 3 Minutos de Arte
Resoluto
Imprescindível
Tem dias que a gente se sente necessário, mas hoje me percebi imprescindível. Com todas as minhas limitações, com o muito que sei que ainda tenho a aprender, me sinto no lugar certo, fazendo o meu melhor, pelo certo. Não digo com orgulho. Digo, apenas, com a consciência tranquila. Assim seja.
No consultório
Terapeuta pergunta ao paciente:
– Se pudesse voltar ao passado, o que faria de diferente?
Ele, sem titubear:
– Nada! Erraria tudo de novo.
– Ok! Diagnóstico: aquariano.
Luz
Ela diz que quer tentar ser luz, luzir; mas se não der luz, a Lua é dela.
Sentidos
Muito do que escrevi no passado faz mais sentido agora.


