Sobre golpes e sabotagens

Por CláuClaudio Lizias Sriubasdio Lizias Sriubas –  Professor e integrante da CHAPA 2 – OPOSIÇÃO UNIFICADA

Nesta terra em se plantando tudo dá” . – Pero Vaz de Caminha sabia das coisas!…

A Oposição Unificada não foi criada apenas para participar de um pleito eleitoral, ela constituiu-se  por uma necessidade de luta, e ao longo dos últimos anos vem lutando como oposição à corruptibilidade e em defesa do interesse do Servidor Público do Município de São Bernardo do Campo. Tem plantado esperança e quer colher realizações.

Pergunto: o que tem plantado a atual diretoria do SINDSERV? Perdão! Quero dizer: Chapa Um? … … Calma, isto que você pensou durante as reticencias é pura verdade, mas não é legal declarar aqui. Baixar o nível ou detrair não é nossa especialidade.

Mas por falar em sonhos… Que pesadelo, hem! …. Ou melhor, mais um pesadelo. Este começa com: Era uma vez… Engana bem, parece um conto de fadas, tem até magia, veja só que emocionante, do nada… Repentinamente dá entre as folhas da listagem de votação uma fraude…

A meu ver é um erro chamar de fraude… acho que a terminologia correta é sabotagem, eu explico:

Fraude ocorre durante o processo… e veja só que interessante, o pleito foi finalizado com a checagem das listas de votação e contagem dos votos, na presença da comissão eleitoral, Coordenador do Processo Eleitoral, Chapa Um, Chapa Dois, fiscais, mesários, apoiadores e advogados das partes. Nada… Absolutamente nada foi notado de irregular que pudesse comprometer o seu voto, tudo devidamente filmado (será que a comissão eleitoral e o coordenador do processo eleitoral esqueceram de olhar as filmagens? Pode ter sido ingenuidade? … o quê? …. Você não chama isso de ingenuidade? … do que você chama então? … isto que você chamou não da para grafar aqui não! É muito imoral… vamos ficar com ingenuidade)…

Bom voltemos ao fato, na semana depois de encerrado o processo (que legitimamente elegeu os integrantes da Chapa Dois como representante dos Funcionários Públicos do Município de São Bernardo do Campo), os documentos que estavam guardados pela Chapa Um…. Desculpe, cometi um equívoco, estavam na tutela da atual diretoria do SINDSERV e comissão eleitoral… O equívoco é natural visto que a maioria dos integrantes da atual diretoria também compõe a Chapa Um e o Coordenador do Processo Eleitoral é candidato a presidente da diretoria pela Chapa Um… A gente acaba se equivocando… Bom, a verdade é que após nova averiguação a estes documentos, milagrosamente brotou uma “fraude”.

Como aconteceu depois do encerramento do processo, eu pergunto: é fraude ou sabotagem?…

Não é nítido e perceptível o que esta “fraude” quer dizer a você que votou… Era uma vez sua vontade … É ou não é um conto de terror?…

Vamos reverter este terror? Vamos mostrar com nosso voto, o nosso grito de basta, que não aceitamos sabotagem, opa, perdão, como que eles chamam essa coisa mesmo… “fraude”. Que vamos plantar nossos sonhos e esperança em uma nova direção… a direção da moralidade ética e respeito.

A todos os servidores, especialmente os aposentados

Às servidoras e servidores públicos aposentados de São Bernardo do Campo

     Nós servidores e servidoras da ativa e aposentados dos mais diversos setores que compomos a CHAPA 2 para as eleições do Sindserv, gostaríamos de dialogar com você, aposentada e aposentado do serviço público de são Bernardo do Campo.

     A atual gestão do SINDSERV composta pela CUT e apoiada pelo prefeito de São Bernardo do Campo está fazendo da eleição do sindicato um momento de disputa desleal, desrespeitando a decisão dos trabalhadores e fomentando mentiras e calúnias contra a CHAPA 2 (uma dessas mentiras é a de que a CHAPA 2 teria dirigido o sindicato por 14 anos).
     A eleição já aconteceu e a chapa 1 perdeu, apesar de ter todo o processo eleitoral sob o seu exclusivo controle. Perdeu porque a categoria está cansada de ser maltratada pelo governo e por aqueles que dizem lutar por nossos interesses, mas lutam pelos interesses do governo e de seu partido político, o PT. Após ser derrotada pela categoria nas urnas e reconhecer publicamente a nossa vitória, segundo matéria do Diário do Grande ABC a direção sindicato teria sido incitada pelo governo a dar um jeito para chamar nova eleição.
     Essa direção, que deu um golpe na eleição do sindicato, fez com que a greve histórica do funcionalismo tivesse um desfecho trágico, pois a negociação realizada trouxe grandes prejuízos aos servidores públicos: ficamos sem aumento real e sem reposição da inflação em 2015, nenhum item da pauta de reivindicação foi atendido, e cerca de 200 aposentados foram excluídos do acordo coletivo. 
     Para nós, servidores que aderimos à greve, a péssima negociação feita pela direção acarretou em descontos e faltas – descontos que, na maioria dos casos, foram maiores do que o abono recebido; e faltas que se mantiveram, mesmo após a compensação dos dias parados!
     Não bastasse tudo isso, o convênio médico está de mal a pior e quem mais precisa de assistência sofre com a falta de médicos, descredenciamento de hospitais, lentidão no agendamento de consultas e exames, atrasos e até mesmo negação nas autorizações de cirurgias e tratamentos médicos.
     Desde o ano passado, servidores públicos aposentados e não aposentados se reuniram em um grupo denominadoUSUÁRIOS DO IMASF para cobrar melhorias no atendimento, lutar contra a falência do nosso plano de saúde, pelo recredenciamento de hospitais e contra o aumento abusivo nas mensalidades. Integrantes da CHAPA 2 participam ativamente deste grupo.
     Lamentavelmente, a direção do sindicato se recusou a participar desta luta e, diante dessa omissão, o governo impôs um projeto de reestruturação do IMASF com criação de mais cargos comissionados com altos salários e que na prática não apresentou nenhuma melhoria na assistência médica. Isso tudo após o abusivo aumento da mensalidade em quase 14%!
 

Queremos um SINDSERV a serviço de todos os servidores

     Reconhecemos a importância de quem dedicou toda a sua vida a servir bem à população de nossa cidade e por isso estranhamos demais que ainda não exista no sindicato nenhuma secretaria específica para tratar das questões dos aposentados.

     Precisamos de um sindicato que atue em defesa dos direitos e pela valorização dos aposentados; que faça sim festas, churrascos, passeios e parcerias, mas que não exclua nenhum trabalhador dos acordos coletivos e não deixe de lutar para que os servidores públicos tenham assistência médica decente, reajustes salariais e reposições das perdas inflacionárias.
     Recentemente, a direção do sindicato e sua chapa 1 afirmaram que a CHAPA 2 não respeita aposentados, que seríamos contra festas, passeios e atividades culturais. Segundo relatos de alguns servidores, teriam dito que a CHAPA 2 acabaria com programas habitacionais, que são do governo federal (!).
     Diante destas afirmações injuriosas, esclarecemos: a CHAPA 2 NÃO É CONTRA a organização de festas e outras atividades de integração, nem tem posicionamento contrário a projetos habitacionais ou outros programas sociais.
     O que somos contra é com o abuso da boa-fé das pessoas para angariar votos.
    Assim como causa profunda indignação os casos de corrupção envolvendo a Petrobrás, porque não é correto que recursos de empresa pública sejam usados para bancar campanhas partidárias, também não é correto que material de campanha seja entregue ao mesmo tempo com convites para festas do sindicato, nem que atividades do sindicato sejam utilizadas para propaganda da chapa que dirige o sindicato. 
     Compreendemos que o papel de uma direção de sindicato precisa ser o de fomentar o espírito de unidade, solidariedade, cooperação e respeito entre os trabalhadores, e não jogar servidor contra servidor como tem feito a chapa 1 quando mente e calunia a nosso respeito.  
     Por isso chamamos você, servidor e servidora aposentado e aposentada, a ir até o sindicato nos dias 26 e 27 de novembro e votar na CHAPA 2 para construirmos juntos um sindicato de fato sob o controle dos servidores públicos. Um Sindserv de todos e para todos!

     E também pedimos seu voto na eleição do IMASF para a CHAPA USUÁRIOS DO IMASF.

*

**
Acesse o blog da CHAPA 2 – OPOSIÇÃO UNIFICADA:

Contra o golpe: Daremos o troco nas urnas!

O cumprimento do acordo salarial da greve está ameaçado: só um sindicato independente do governo pode lutar pelos trabalhadores

Segundo dados oficiais, as contas da prefeitura de São Bernardo estão com um rombo de 1,2 Bilhões, o que representa claramente uma ameaça ao cumprimento do acordo da greve deste ano. Pelos setores, ventilam-se boatos de que há sérios riscos de que até o pagamento das férias e do décimo terceiro podem ser afetado. Marinho não pensará duas vezes entre não pagar o salário dos servidores e gastar com propaganda e com as “obras” para que seu partido ganhe as eleições municipais do ano que vem. O prefeito gastou somente com vídeos de publicidade 1 milhão de reais!!!

Marinho precisa que seus partidários estejam no sindicato para continuar com essa gestão contra os servidores e tentar impedir que os trabalhadores se levantem contra esse possível ataque. Com a turma do Chagas, à frente do sindicato colocando em primeiro lugar seus próprios interesses, como sempre fizeram, Marinho terá mais facilidade em continuar implementado suas políticas antitrabalhadores e antipovo de desmonte, de terceirização e sucateamento do serviço púbico.

Mais do que nunca, para organizar a categoria nas lutas que virão os servidores públicos precisam de uma direção combativa, independente de governos e de centrais sindicais governistas e pelegas e que não submeta o sindicato a interesses político-partidários. Precisamos de um sindicato que não seja aliado do governo e sim dos servidores.

Quem é partidário de Marinho não enfrentará o governo em defesa do servidor!

Os trabalhadores não querem golpe e vão derrotar o governismo nas urnas novamente!

Teremos novas eleições para o Sindserv nos dias 26 e 27 de novembro; isso porque a atual diretoria não aceita a decisão da categoria e apela para o tapetão. Não mediremos esforços para derrotar esse golpe, inclusive nas novas eleições, com as quais não concordamos.  Trata-se de uma tentativa desesperada de manter o sindicato sob o controle dos governistas. Por isso continuamos apresentando uma alternativa independente e de luta – a Oposição Unificada – quantas vezes for preciso até que finalmente sejam derrotados o governismo, a burocracia e o atrelamento a centrais sindicais pelegas que tanto atrapalham a vida, os direitos e as conquistas dos trabalhadores.

Assim como a absoluta maioria dos servidores públicos, não aceitamos esse golpe, muito menos as calúnias e acusações sem provas que a chapa da atual diretoria vem fazendo numa atitude sórdida típica daqueles que preferem perder o apoio de toda a categoria para usar o sindicato para promoção de seus egos e projetos político-partidários eleitorais.

Se houve algum erro nas eleições, a responsabilidade é daqueles que controlaram todo o processo eleitoral, conduzindo-o de forma antidemocrática e sem transparência.

É bom lembrar que durante a eleição e também na apuração dos votos, o atual presidente e a CUT reafirmaram a legitimidade do processo eleitoral e a vitória da CHAPA 2, mas, após levarem um puxão de orelha do prefeito por terem perdido as eleições (conforme indica matéria do DGAC de 21 de outubro), manobraram para anular o pleito e mais uma vez passar por cima da vontade dos trabalhadores.

Sabemos que a categoria mais do que nunca rechaça a chapa 1 por suas manobras e por representar os interesses do Marinho dentro do Sindserv, e que até vários trabalhadores que não votaram das últimas eleições apoiarão a Oposição Unificada em repúdio ao golpe descarado.

A categoria, que votou pela mudança, não se deixa enganar com as calúnias feitas pela chapa governista

Mais de 3 MIL servidores públicos assinaram o abaixo-assinado reconhecendo a legitimidade da eleição da CHAPA 2 – OPOSIÇÃO UNIFICADA – isso tudo em meio a uma intensa campanha de difamação promovida pela chapa derrotada, que dando continuidade ao golpismo tenta desqualificar a decisão dos trabalhadores e nos associar a supostos atos ilícitos que não poderiam ser praticados por quem não controlou o processo eleitoral.

A assembleia da comissão eleitoral, no último dia 27, mostrou que a categoria está disposta a dar o troco ao golpe da atual diretoria. A mobilização foi grande para impedir que a turma do Chagas controlasse todo o processo. O presidente do sindicato ficou com medo de contar os votos e acumular mais essa derrota, mas com a nossa presença em grande número, conseguimos que houvesse dois membros com direito a voto que não são ligados à atual diretoria e que estão dispostos a fazer uma eleição limpa.

A CHAPA 2 conta com o apoio de lutadores independentes de todo o país

No país todo há vários sindicatos e oposições que são contra sindicatos atrelados aos governos e partidos, e que lutam contra o domínio da CUT e outras centrais pelegas.

Não estamos sozinhos nesta luta: o empenho dos servidores públicos de SBC, a unidade com trabalhadores de outros setores e o apoio de sindicatos combativos e independentes de governos é essencial para que seja possível derrotar a CUT!

A CSP-Conlutas e a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora apoiam a CHAPA 2 porque são centrais sindicais comprometidas com os interesses dos trabalhadores e são independentes de governos. Temos orgulho de sermos apoiados por lutadores independentes, honestos e experientes na luta contra a máquina governista.  Já a CUT, que apoia a chapa da atual diretoria, é a central do Marinho. O prefeito e carrasco dos servidores em SBC foi presidente da CUT recentemente e, segundo matéria publicada no DGABC, foi quem “orientou de maneira incisiva (…) Giovani Chagas (PT), a tentar reverter a derrota na eleição” do Sindserv.

Precisamos ir às urnas novamente e derrotar mais uma vez a governista chapa 1 e dar um basta às interferências do prefeito no nosso sindicato!

PROPOSTAS DA CHAPA 2 – OPOSIÇÃO UNIFICADA

Uma direção sindical não deve se portar como dona e mandatária do sindicato, mas sim assumir sua função de representar e organizar os servidores públicos, que devem ter o controle e a decisão sobre os rumos do Sindserv.

Neste sentido nossas propostas sustentam-se em dois grandes eixos: 1. Democratização do sindicato/ horizontalização da estrutura sindical; 2. Lutas econômicas/ valorização profissional e melhoria das condições estruturais e de relações de trabalho.

Conheça nossas propostas e nossos integrantes acessando o BLOG da CHAPA 2:

https://oposicaounificadachapa2.wordpress.com/programa/

https://oposicaounificadachapa2.wordpress.com/composicao-da-chapa-2/

Assumiram de vez que nada mais são do que a chapa do patrão: chapatrão.

No boletim da CHAPA 2 – OPOSIÇÃO UNIFICADA denunciamos que, com o rombo de 1, 2 bilhões de reais, mais o aumento dos gastos com obras e a diminuição da arrecadação os funcionários correm sérios riscos de não verem cumpridos, pelo governo, alguns pagamentos e o acordo da Greve. Era esperado que o governo se manifestasse e garantisse que não há risco algum. Sabe quem reivindicou “direito de resposta” colocando a mão no fogo pelo Marinho, garantindo que a lei será cumprida, simplesmente porque “é lei”?! Pois é, a chapa 1. A chapa governista é rápida no gatilho em defender seu companheiro no paço. Não precisa dizer mais nada, né! Basta lembrar que a greve Tb é um direito estabelecido em lei (federal), e a péssima negociação da direção do sindicato levou milhares de servidores públicos a terem descontos salariais e faltas (mesmo compensando os dias parados).

CHAPA 2 – Oposição Unificada surge como alternativa de mudanças pra viabilizar o pleno direito de participação da base no dia a dia do ativismo sindical

Do Blog da CHAPA 2:

https://oposicaounificadachapa2.wordpress.com/2015/11/13/chapa-2-oposicao-unificada-surge-como-alternativa-de-mudancas-pra-viabilizar-o-pleno-direito-de-participacao-da-base-no-dia-a-dia-do-ativismo-sindical/

*

O estatuto de nosso sindicato foi modificado pela atual direção do Sindserv de maneira questionável, na surdina, sem ampla divulgação entre os servidores públicos e sem amplo debate.

As modificações feitas dificultam a participação da base, inclusive no que se refere à eleição da diretoria plena, porque concentra muito poder na Diretoria Executiva, atribuindo-lhe indevidamente o direito de tomar decisões de forma unilateral, sem consulta à categoria, e porque elege a diretoria plena com chapa fechada de forma a não dialogar com a base da categoria

Não bastasse isso, a atual direção do Sindserv constituiu os comitês sindicais de base com pessoas indicadas por ela mesma de acordo com seus interesses políticos. Com essa atitude autoritária, a direção excluiu a categoria do direito de eleger seus representantes de base.

Em se tratando da direção governista do sindicato, discurso é uma coisa, pratica é outra! Este é um dos motivos das eventuais criticas dos trabalhadores. Neste contexto se aprofunda a crise de representatividade e é justamente por isso que a CHAPA 2 surge como alternativa de mudanças para viabilizar o pleno direito de participação da base no dia a dia do ativismo sindical.

Propomos um amplo debate com os servidores públicos com a perspectiva de rever e construir um novo estatuto que restitua o poder de decisão para as mãos da categoria e que faça de nosso sindicato um instrumento de luta da classe trabalhadora.

Na perspectiva de um sindicato classista que de fato represente amplamente os servidores é preciso que o Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal sejam eleitos de forma independente da Diretoria Executiva com voto nominal ao invés de chapa fechada assim como nas eleições da CIPA.

Desta forma ambos os conselhos poderão de fato cumprir suas atribuições com transparência e independência, facilitando a vigilância crítica em relação à diretoria executiva de nosso sindicato, a participação plural e efetiva da base nas decisões  sindicais e, assim, aproximando os trabalhadores da instituição que os representa.

É preciso também criar mecanismos que garantam que os representantes de base sejam eleitos pelos seus pares. Chega de representantes biônicos!!!

Estas e outras propostas deverão ser decididas pela categoria, em Congresso do Sindicato!

*

Saiba mais em: https://oposicaounificadachapa2.wordpress.com/programa/

NENHUM membro da CHAPA 2 que concorre à direção executiva participou de gestões sindicais anteriores.

Do blog da CHAPA 2:

https://oposicaounificadachapa2.wordpress.com/2015/11/13/nenhum-membro-da-chapa-2-que-concorre-a-direcao-executiva-participou-de-gestoes-sindicais-anteriores/

.

DESESPERADAMENTE, para se manter à frente da direção do sindicato,a chapa 1 está divulgando, por meio de boletins impressos e redes sociais, informações distorcidas e mentiras a respeito da CHAPA 2, de nossos integrantes e apoiadores.

pinoquioUMA DAS MENTIRAS é de que a CHAPA 2 esteve à frente da direção do sindicato por 14 anos. Vamos aos fatos:

NENHUM membro da CHAPA 2 que concorre à direção executiva participou de gestões sindicais anteriores.

Três integrantes da nossa chapa participaram de direções de sindicato, em gestões distintas. Jamais compactuaram e jamais se beneficiaram de ações ilícitas, ao contrário do que injuriosamente insinua a chapa governista. Duas destas romperam com estas direções denunciando desvios políticos e financeiros cometidos à época. Tiveram a coragem e a integridade necessárias para permanecem na luta ao lado dos trabalhadores, sem se omitir nem serem coniventes. Todas elas são pessoas idôneas e funcionárias públicas respeitadas, que sempre participaram das lutas defendendo os interesses da categoria.
Honestidade se demonstra na prática, e não por meio de acusações falsas e informações distorcidas. Não será com calúnias, difamações e injúrias que a direção governista e sua chapa 1 recuperarão o respeito da categoria.

VAMOS JUNTOS TIRAR O SINDSERV DAS MÃOS DO GOVERNO E RETOMAR PARA O CONTROLE DOS SERVIDORES PÚBLICOS!

CHAPA 2
OPOSIÇÃO UNIFICADA: ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA
“NADA SERÁ COMO ANTES”

Não baixaremos o nível da campanha!

Não baixaremos o nível da campanha!

O novo “jornal” da chapa 1 está repleto de invencionices, calúnias, mentiras, difamações e distorções, o que demonstra o total desespero de quem faz da disputa de uma direção de sindicato uma politicagem desvairada, com baixarias que enojam a todos nós, servidores públicos.
.
A chapa 1 só está preocupada em ganhar votos a qualquer preço, mesmo que para isso sej apreciso continuar jogando lama no processo democrático depreciando a imagem pessoal e profissional de colegas de trabalho e subestimando a inteligência dos trabalhadores ao fazer acusações sem NENHUMA PROVA.
.
Mais do que leviandade, estas acusações consistem em um atentado à honra e à dignidade não apenas dos membros da CHAPA 2, como também de toda categoria.
.
Se agem assim na campanha,  imagine continuando à frente da direção?!   
.
A chapa da situação ainda não compreendeu que a categoria está cansada dessa baixaria, não quer e não precisa de uma direção que promova a divisão e a desunião entre os servidores públicos e é submissa aos interesses do governo de plantão.
.
Não baixaremos o nível na campanha e daremos o troco do golpe nas urnas!
.
HONESTAMENTE, os servidores públicos estão fartos das manobras e picuinhas da chapa governista..
.
A CHAPA 2 – OPOSIÇÃO UNIFICADA segue firme junto com os servidores públicos no propósito de retomar o controle do sindicato para as mãos dos trabalhadores e construir um sindicato independente de governo, partidos políticos e centrais sindicais pelegas e governistas.
.

CHAPA 2
OPOSIÇÃO UNIFICADA: ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA
NADA SERÁ COMO ANTES!

CHAPA 2 ENTRA COM RECURSOS PARA GARANTIR DEMOCRACIA, LISURA E TRANSPARÊNCIA NAS ELEIÇÕES DO SINDICATO

CONHEÇA AS AÇÕES QUE A CHAPA 2 TEM FEITO DESDE A PRIMEIRA VOTAÇÃO PARA GARANTIR UM PROCESSO ELEITORAL LIMPO, COM LISURA, TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA.
No dia 17 de novembro haverá audiência para julgamento da liminar que a CHAPA 2 impetrou contra o golpe que a direção do Sindserv e sua chapa deram nos trabalhadores. Enquanto corre o processo, a CHAPA 2, considerando a revindicação da categoria, decidiu se inscrever e participar das novas eleições, até mesmo porque infelizmente no Brasil a Justiça nem sempre é justa, muito embora estejamos confiantes de que a justiça será feita, face aos absurdos e às arbitrariedades cometidas contra a decisão legítima dos servidores que deram a vitória à CHAPA 2.
Assim como no primeiro pleito, continuamos exigindo da direção do Sindserv, da comissão eleitoral e do coordenadorgeral  da eleição (que não coincidentemente é ao mesmo tempo o presidente do sindicato e candidato à reeleião pela chapa governista)democracia, transarência e lisura no processo eleitoral): democracia, lisura e transparência no processo eleitoral.
Por isso, já na primeira reunião da Comissão Eleitoral a CHAPA 2 protocolou uma série de reivindicações que seguem na íntegra baixo.
Transparência, democracia e lisura se fazem em práticas concretas, e não com discursos vazios!
.
LISTA DE SÓCIOS
 
Democracia em eleição se faz com a garantia de condições de igualdade para a realização da campanha, e com transparência de informações. A chapa governista tem acesso privilegiado à listagem de sócios por local de trabalho. Na primeira eleição essa informação nos foi recusada, apesar da recomendação do Ministério Público do Trabalho de que a mesma condição fosse garantida à CHAPA 2.
Publicamente, sugerimos que a listagem seja disponibilizada online para que todos os funcionários públicos possam verificar, garantindo-se transparência em relação a quem, sendo sócio, está apto a votar.
***
Para continuar lendo este texto, acesse:
ou então:

De Goebbels a Mr. M

Após  levar um puxão de orelha do Marinho e forjar factoides para justificar a anulação da decisão legítima dos servidores públicos que elegeram a Chapa 2, a atual direção e sua chapa governista segue o sórdido lema do Joseph Goebbels de dizer mentiras mil vezes até que as pessoas passem a acreditar que sejam verdade.

Esse tipo de golpe vem ocorrendo em vários sindicatos em que a CUT perdeu a direção. 

Alegar fraude num processo exclusivamente conduzido e controlado pela própria chapa 1 é má fé, e mostra da mais pura incompetência. 

Sugerir que a suposta fraude foi realizada pela chapa 2, ou em benefício dela, é de uma atitude imoral, injuriosa e de maucaratismo total.

A categoria tem rechaçado de forma veemente o golpe da direção governista e, em menos de sete dias, mais de 3 mil servidores públicos assinaram abaixo assinado contra o golpe e em defesa da posse da chapa 2. 

Para melhor compreensão de como ocorreu o golpe e como após a apuração encerrada, como se fosse num passe de mágica digno de Mister M, apareceram as supostas fraudes:

https://oposicaounificadachapa2.wordpress.com

Como se construiu o golpe da direção do sindicato e sua chapa 1 contra os trabalhadores – Parte 3

Do blog da OPOSIÇÃO UNFICADA – CHAPA 2: http://oposicaounificadasbc.blogspot.com.br/

*

Nas duas primeiras partes deste elucidativo artigo, comprovamos que:

a) A Comissão Eleitoral indicada pela chapa governista não era neutra, pois foi composta integralmente por pessoas indicadas pela chapa governista, agindo conforme os interesses de quem a indicou;
b) A Comissão Eleitoral inicialmente recusava-se a registrar em ata as observações e protestos feitos pela representante da CHAPA 2. Desta forma, na maioria das atas registrava-se unicamente o que interessava à chapa que havia indicado a Comissão Eleitoral. Esta situação só começou a mudar – e não mudou completamente – após mediação do Ministério Púbico do Trabalho;
c) O processo eleitoral em curso – e agora reeditado – não foi democrático, posto que foi controlado, conduzido e coordenado por pessoas ligadas à chapa derrotada na eleição, o que torna impossível haver qualquer possibilidade de cometimento de irregularidades pela CHAPA 2, muito menos em nosso benefício.
Vimos também que, enquanto tinham a certeza da vitória e pouco depois no fim da apuração, tanto a Comissão Eleitoral indicada pela chapa 1, como a própria chapa 1 por meio de sua representante, o presidente do Sindserv SBC (candidato à reeleição e ao mesmo tempo coordenador geral do processo eleitoral), o presidente da apuração, os mesários e presidentes de mesa – todos eles vinculados à atual diretoria do sindicato – atestaram a lisura do processo eleitoral e reconheceram a legitimidade da vitória da CHAPA 2.
Encerramos o artigo anterior com as seguintes perguntas:
a) Se o processo de coleta de votos transcorreu em “rigorosa obediência” ao Estatuto do Sindicato conforme atestaram, se as únicas ocorrências registradas (e registradas pela CHAPA 2!) diziam respeito ao não cumprimento de horários e dos roteiros previstos, como pode posteriormente a chapa derrotada e seu presidente-candidato-à-reeleição alegar, juntamente com sua Comissão Eleitoral, irregularidades num processo eleitoral absolutamente coordenado, conduzido e controlado por eles mesmos?
*
A este respeito, vejamos o que diz matéria publicada em 21 de outubro no Diário do Grande ABC:
*
b) Mas, então, como se produziu a suposta fraude que até a apuração simplesmente não existia?
De uma coisa nós, da OPOSIÇÃO UNIFICADA, sabemos – e a categoria não tem dúvida: se houve irregularidades elas não foram cometidas pela CHAPA 2. Até mesmo porque todo o controle da eleição e a guarda da documentação eleitoral estiveram sob o domínio da chapa governista…
*
1. Após a apuração dos votos e lavrada a ata que legitimou a vitória da CHAPA 2, toda a documentação eleitoral ficou sob a guarda da Comissão Eleitoral, no sindicato (em uma sala cujo acesso não estava devidamente lacrado). A comissão eleitoral indicada pela chapa 1 permitiu que Nilton Ferreira, membro da direção atual e da chapa derrotada, olhasse as listas de votação sem a presença de toda a comissão eleitoral e sem o conhecimento prévio da representante da Oposição Unificada, que só foi convocada quando já havia sido violado o material eleitoral.
*
Observe que apesar de usar o artigo 129 como justificativa para atender solicitação de vistas à documentação eleitoral, a Comissão Eleitoral procedeu de forma arbitrária extrapolando suas atribuições, pois não há previsão estatutária nem em relação à vistas posteriores nem em relação à “diligências”. O artigo 129 trata da interposição de recursos, cujos “documentos de prova” devem ser anexados ao recurso inteposto, no ato da entrega, e não posteriormente.
*
2. Não é verdade que a representante da CHAPA 2 concordou com o factoide armado pela chapa 1. Sempre que esteve nas reuniões, nossa representante protestou e deixou claro os nossos posicionamentos, como mostra esse trecho da ata do dia 2 de outubro.
*
*
  1. O golpe é escancarado: mesmo reconhecendo ser “IMPOSSÍVEL constatar a exatidão de todas ocorrências”, a Comissão Eleitoral decide anular a eleição. De todas as ligações realizadas, alega que 14 eleitores disseram que não votaram – somente 6 compareceram e não reconheceram as assinaturas. A conferência dos 3 nomes abaixo e 3 nomes acima não foi efetivamente realizada, impossibilitando confirmar a suposta fraude (se bem que a documentação eleitoral estava viciada por conta de sua violação e manipulação). Não se constatou falsificação de assinaturas, apenas que haviam algumas assinaturas em local diverso (se a pessoa assinou em local indevido, isso ocorreu sob anuência do coordenador de mesa – indicado pela comissão eleitoral – que como vimos não apontou nenhuma ocorrência na coleta de votos e assinaturas). Beneficiando a chapa 1 que a indicou, a Comissão Eleitoral anulou a eleição sem comprovar a exatidão das ocorrências e sem indicar quem seriam os eventuais autores da suposta fraude que teria ocorrido num processo sob seu exclusivo controle.
*
*
  1. Chegando ao fim desta etapa, e comprovando a verdade dos fatos por meio da ampla e concreta apresentação de documentos, fica claro o porquê chamamos de golpe as ações autoritárias e antissindicais praticadas pela direção do sindicato, sua chapa e sua comissão eleitoral, golpe este levado a cabo com a anulação da eleição legítima da CHAPA 2.

A CHAPA 2 – OPOSIÇÃO UNIFICADA entrou com processo no judiciário para tentar derrubar o golpe e garantir o respeito à decisão democrática dos trabalhadores.

Os trabalhadores, por sua vez, fartos das manobras e dos prejudiciais acordos de gabinete da direção sindical com o governo, demonstram cada vez mais apoio à CHAPA 2 e rechaçam as mentiras e calúnias produzidas pela chapa do Marinho.

Exigindo respeito ao processo eleitoral e reiterando a legitimidade da vitória da CHAPA 2, MAIS DE 3 MIL SERVIDORES PÚBLICOS ASSINARAM O ABAIXO-ASSINADO EM NOSSO APOIO!!!

A ampla mobilização dos trabalhadores garantiu que, desta vez, 02 servidores públicos independentes da influência da chapa marinheira fossem eleitos para a Comissão Eleitoral. E teríamos eleito a maioria, não fossem as manobras realizadas pela direção do sindicato na última assembleia.

Agora, com a força e a unidade da categoria, com o apoio de sindicatos e de centrais sindicais combativas e independentes de governos,  vamos novamente trabalhar para derrotar nas urnas nos dias 26 e 27 de novembro, mais uma vez e tantas quantas for necessário, a chapa aliada do prefeito e as centrais sindicais pelegas e governistas!

Por um Sindserv indepente de governos, partidos e centrais sindicais pelegas e governistas!!!

 

 

OPOSIÇÃO UNIFICADA: ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA.

NADA SERÁ COMO ANTES! 

*

Para quem não leu os artigos anteiores:

Parte 1:

http://oposicaounificadasbc.blogspot.com.br/2015/10/como-se-construiu-o-golpe-da-direcao-do.html

Parte 2:

http://oposicaounificadasbc.blogspot.com.br/2015/11/como-se-construiu-o-golpe-da-direcao-do.html

*

Veja o vídeo em que o presidente do Sindserv reconhece a legitimidade da vitória da CHAPA 2:

http://pedralascada.org/2015/10/07/carta-aberta-aos-membros-da-chapa-1-seus-apoiadores-e-simpatizantes/

*

Para entender que o golpe em SBC não é um caso isolado e faz parte de uma política da CUT:

http://cspconlutas.org.br/2015/11/secretaria-executiva-nacional-da-csp-conlutas-aprova-campanha-contra-golpismo-da-cut-em-eleicoes-sindicais/