Blog

Não haverá anistia para golpistas

Anistia e indulto a golpistas são inconstitucionais e a anistia não há de ser votada na Câmara; se for votada, não há de ser aprovada; se aprovada, não deverá ser pautada no Senado; se pautada, não deverá ser aprovada; se aprovada, será anulada pelo STF, pois inconstitucional.

A impunidade é estímulo para novas tentativas de golpes. Para que nunca mais se repita, #SemAnistiaPraGolpista !

Julgamento do genocida e de sua gangue

Hoje é um dia histórico e é uma sensação incrível ter a compreensão de que estamos vivenciando ele.

Em um país marcado por regimes autoritários e autocráticos e pela impunidade a golpistas, ditadores, candidatos a ditadores e aos seus asseclas, o início do julgamento, por crimes contra o Estado Democrático de Direito, de um ex-presidente e de membros da alta cúpula das forças armadas, é mais do que inédito: é a história sendo passada a limpo, é a justiça não só no tempo presente, é como um pedido de desculpas ao passado; é exemplar a todos os demais países do mundo, especialmente àquele que se autoproclama terra da liberdade e que atualmente é governado por um déspota cada vez mais declarado; é um recado duro e necessário de que não pode haver espaço para o fascismo.

Que as penas não sejam leves!

Antecipação

Quando se antecipam conteúdos, atividades e estratégias típicas de etapas posteriores, não se adia a infância: degenera-se a infância! Pois anulam-se vivências, experiências e aprendizagens essenciais e estruturantes do desenvolvimento infantil que são, por sua vez, fundamentais  às aprendizagens formais futuras e que são imprescindíveis, sobretudo, para a formação integral do ser vivente em sua transformação em ser humano.

E assim se vai configurando retrocessos civilizatórios.

Soneto do Pretérito Nada Perfeito

Os cantos de sereia por aí estão 
No sibilo de outros ventos
Prenunciando, a pretexto de novos,
Velhacos e velhos tempos.

Semeiam caos, colhem desilusão
É preciso resistir aos revezes...
Em suas tezes, as suas teses
Já não escondem (transparentes que são).

Nesse jogo de antecipação
Em que os meios o fim justifica
Tudo pode e nada com nada fica.

O fatídico discurso não se inventa:
É uma ponte para o futuro
Logo ali nos anos noventa.

[M.S]

Secretaria de Educação organiza eleição de representantes para comissão sobre Estatuto

A Secretaria de Educação de SBC encaminhou rede aos profissionais da educação organizando eleição para comissão de representantes de trabalhadores para discutir cronograma de pagamentos de progressões atrasadas e, ainda, revisão do Estatuto dos Profissionais da Educação.

Primeiramente, causa no mínimo estranheza que o governo, na figura de uma pasta sua, a SE, conduza o processo de eleição de representantes de trabalhadores para discutirem e negociarem consigo mesmo (governo).

Quanto à revisão do Estatuto, defendo sim a eleição de uma comissão ampla de representantes de trabalhadores da educação para construírem uma proposta, considerando tanto a proposta já construída coletivamente em outros processos, como as necessárias atualizações à luz de novas realidades e novos contextos.

Todavia, por mais que o governo utilize a expressão “transparência”, o fato de ele próprio conduzir a eleição já impõe, na largada do processo, uma sombra que embaça a transparência alegada – a votação será pelo Portal da Educação, ferramenta de controle único e exclusivo da administração, que fará a apuração dos votos.

Em que pese todas as críticas que tenho à atuação da direção de nosso sindicato, cabe à representação legal dos trabalhadores, que é o Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Bernardo do Campo, e não à Secretaria de Educação, conduzir a eleição da comissão de representantes da categoria para a discussão do Estatuto.

Continuar lendo “Secretaria de Educação organiza eleição de representantes para comissão sobre Estatuto”

Sobre mudanças e permanências

Aquilo que adoecia ainda adoece e desta vez acabo – por algum sentimento egoísta – me sentindo aliviado por não estar no olho do furacão. Mas sinto por meus pares, sinto muito mesmo e aqui têm publicamente a minha solidariedade, porque, de verdade, sinto em mim a angústia que vocês sentem.

Continuar lendo “Sobre mudanças e permanências”

Golpistas não passaram e não passarão.

Não chamarei juiz de herói, assim como não chamo político de mito nem de painho. É vasta a literatura que trata dessa antiga ideologia (poderíamos chamar de fenômeno?) de idolatria a pessoas, da ultrapersonalização e do fanatismo que entorpece análises reflexivas, que embaça a visão e que representa e prenuncia perigos recorrentes nesse endeusamento de pessoas…

Continuar lendo “Golpistas não passaram e não passarão.”

Bolsonaristas

Patriotários
Patriotas de outra nação
Vendilhões
Sabujos
Traidores da pátria
Conspiradores
Golpistas
Vira-latas
Capachos dos EUA
Delirantes
Vagabundos
Bandidos
Néscios
Otários
Vassalos de Trump
Vadios
Cagões
Fascistas
Cracudos
Cheiradores
Alienados
Idólatras de pneus
Pinéis
Patetas
Judas
Capitães-do-mato
Cheiradores
Lacaios do imperialismo
Prostitutos
Burros
Covardes
Ladrões
Corruptos
Falsos moralistas
Animais domesticados do Tio Sam
Vermes
Sanguessugas
Apologistas de torturadores
Autoritários
Ditadores
Nazistas
Idiotizados
Analfabetos políticos
Falsos cristãos
Sociopatas

Enfim, bolsonaristas
Se apresentem